Parte 1 – Desenhando o Futuro profissional perfeito com o Evernote – Curso Carreiras Emocionantes

Parte 1 – Desenhando o Futuro profissional perfeito com o Evernote – Curso Carreiras Emocionantes

Oi!

Bemvindo ao exercicio 1 do “carreiras emocionantes”!

E parabéns por investir um tempo para desenhar o seu “Futuro profissional perfeito” (FPP), que servirá não só a você, mas também a sua  família, amigos e a comunidade em que vive.

É como um “efeito dominó”. Uma vez que você visualiza o futuro (ou as possibilidades de futuro) que quer, em detalhes, os bloqueios que tem que vencer e os primeiros passos que tem que dar, ficará mais animado com a sua carreira, e todos a sua volta acabam se beneficiando, direta ou indiretamente.

Inclusive, se possível, compartilhe com as pessoas mais próximas, que você admira, o resultado desse exercício, para ver se elas tem alguma sugestão de como chegar lá de forma mais ágil e eficaz.

Este primeiro exercício deve levar cerca de 30 minutos para ser concluído, se você der toda a sua atenção.

Prepare um café ou chá bem gostoso e sente-se à mesa para fazer isso direito. Você merece.

A cada exercício, vou compartilhar uma(s) ferramenta(s) simples que pode somar à sua carreira, aumentando a sua performance. A de hoje é o Evernote.

 

EVERNOTE

 

Essa ferramenta de performance de hoje vai ser importante para você começar a sua carreira digital. Seja você um advogado, um médico, um professor, um designer ou assistente administrativo, você tem que começar a usar as ferramentas digitais que te ajudarão a economizar tempo e a ser mais organizado.

Instale a versão gratuita no seu celular e lap top para que você possa capturar idéias e insights que você tem ao trabalhar de casa ou das ruas. Quando em casa, eu prefiro escrever

do meu lap top, onde tenho uma tela maior e um teclado mais ágil. Mas tudo o que eu anoto no meu celular, enquanto estou fora da minha casa, vai estar magicamente sincronizado e me esperando dentro do Evernote no meu lap top depois que eu voltar.

Se eles não estiverem sincronizados automaticamente, basta sincronizá-los manualmente 🙂

E o Evernote aceita texto, imagens e áudio. E ele é um aplicativo independente, que vc pode instalar em mac, android, etc. O “notes” da apple por exemplo, para você transferir para um equipamento que nao seja apple é uma chatice.

Para o nosso exercício, se você quiser ja começar a testar o Evernote, basta criar um novo “caderno” com o nome de “Carreira Emocionante”. Dentro desse caderno, crie uma nota para cada um dos exercícios que vamos convidá-lo a fazer.

O Evernote torna a vida mais fácil e segura. Uma vez que é constantemente sincronizado, eu sei que se eu perder o meu telefone, eu ainda vou ter todos os meus arquivos seguros na nuvem e em casa no meu lap top.  E caso eu perca o telefone, como sempre perco, assim que eu chegar em casa, eu posso cancelar o acesso do telefone pelo meu lap top.

Depois vamos explorar mais sobre o que ele pode fazer por você, juntamente com outras ferramentas de produtividade que vamos te ensinar. Este é apenas para você começar.

 

Voltando para o nosso EXERCÍCIO 1, do FPP… Pronto? Vamos considerar 3 a 5 anos a partir de agora.

Eu sugiro fazer quatro colunas, ou se preferir, pode ser em formato de texto, numerando cada parte.

1- Na primeira parte, você escreve o  que acontece na sua vida profissional de hoje, que eu chamo de PONTO A. (veja exemplos abaixo)

 

2- Na segunda parte, do meio, você escreve o que vai acontecer daqui a 3 anos, no seu FPP ou podemos chama-lo de PONTO B, para facilitar. (veja exemplos abaixo) Se você estiver se sentindo um pouco perdido, e não tiver clareza no seu ponto B, não tem problema. Você pode ter um ponto B1, outro B2, outro B3, etc com várias opções que passam pela sua cabeça. Anote todas as opções que você enxerga hoje, na ordem de importância que elas tem para vc hoje.

 

3- Na  terceira parte, você vai colocar o que está BLOQUEANDO você de avançar, o “nó” para aquele item.  Pergunte a si mesmo, “o que é que realmente está me bloqueando de chegar ao meu ponto B?”

É o medo de abandonar a sua zona de conforto? É um compromisso que você fez com alguém que você se sente mal em quebrar? Talvez vc ainda não fale inglês suficiente para fazer essa transição? É uma dívida financeira você fez que você preferia quitar primeiro?

Coloque tudo para fora. Transfira para o seu evernote como se você estivesse escrevendo uma carta para a sua Coach para que ela possa ajudar a encontrar formas de lidar com este nó de uma vez por todas.

A melhor maneira de ganhar uma guerra é conhecer o seu adversário em detalhes. Ao descrever o que é, possivelmente, que esta te atrapalhando de  chegar onde você quer, você já vai conhecer este “inimigo” melhor. Só de listar e escrever sobre eles, você já poderá começar a ter algumas idéias de como combate-los. Às vezes você vai perceber que eles nem são tão grandes como você imaginava.

 

4- E na última parte, você vai colocar qual seria o PRIMEIRO PASSO, que você poderia dar, para acabar com esse bloqueio. Ao lado de cada um dos bloqueios que listar, escreva algo que você poderia começar a fazer, a partir de agora, para lidar com eles.

Vou te dar dois exemplos. Um de de “bloqueio” e  outro de “primeiro passo”. Primeiro, quando eu decidi começar a trabalhar on-line, um dos bloqueios que eu listei para mim mesma, era que meus clientes nunca iriam aceitar falar comigo on-line em vez de presencialmente como estavam acostumados. “Claro que eles não vão querer, eles gostam de olhar nos meus olhos, me verem gesticulando.” Mas eu não tinha sequer perguntado a eles. Este “inimigo” existia muito mais na minha cabeça do que na deles. Assim, o meu primeiro passo, era oferecer a eles uma sessão on-line gratuita para verificar como eles se sentiriam… ao invés de ficar imaginando o que eles iriam querer. Surpresa surpresa… 70% deles amaram a liberdade que veio com o formato online. Eles não teriam mais que dirigir até a minha casa e nem gastar tempo no trânsito à procura de uma vaga de estacionamento.

Como segundo exemplo, eu não tinha qualquer poupança porque eu ainda estava pagando o meu MBA. Eu tinha muito medo de não ter dinheiro suficiente para sobreviver se não encontrasse novos clientes online depois que largasse meu emprego assalariado. Assim, o meu primeiro passo foi  enviar um email pedindo dois amigos mais próximos que eu confiava se eles poderiam me emprestar um dinheiro, como fluxo de caixa. Mas neste e-mail, eu disse exatamente como
e quando eu iria paga-los de volta e  ofereci de dar os cheques pre-datados. Eu perguntei se podia começar a pagar em 6 meses, financiado em 12 parcelas, com uma taxa de juros 50% maior do que o que eles estavam fazendo com os seus investimentos. Eles estavam
fazendo a 0,8% ao mês e eu ofereci 1,2% ao mês. (2013 no Brasil).  Como eu sempre fui muito correta, ambos concordaram em me ajudar. Eu paguei tudo certinho e todo mundo ficou feliz.
Eles tinham feito mais  dinheiro do que eles fariam com as taxas de juros e eu me senti mais segura para assumir o risco de deixar seu salário. Na verdade, isso me deu até mais
energia para procurar novos clientes durante esse primeiro semestre porque eu sabia que
tinha aqueles amigos confiando nos meus resultados. Com a mentalidade e a atitude certa,
há uma solução para cada problema que construímos para nós mesmos. Nós precisamos somente querer encontrar uma solução para os nossos problemas e sermos criativos. Você consegue.
Cada nó tem uma solução, certo?

 

ALGUNS EXEMPLOS que você poderia considerar em sua lista(para seu “Ponto A”, e para o seu “Ponto B”):

– Você  trabalha de onde? Um escritório, remotamente de cafés ou da sua casa?

– De qual cidade? Voce preferiria estar em outra cidade ou pais? Que tal passar um tempo trabalhando de ilha na Tailandia? Você quer ter a liberdade de trabalhar enquanto viaja?*

– Hoje você é o seu próprio chefe? Ou é funcionário de alguma empresa? E no seu Ponto B, será diferente? E quais os nós que estão te bloqueando de ser seu próprio chefe? E qual seria o primeiro passo, para acabar com esse bloqueio?

–  Hoje você trabalha em uma grande empresa, pequena empresa ou como freelancer? E no seu FPP(ou Ponto B), como será? E tem algum nó para fazer essa mudança? Quais? E quais as ações que vc poderia tomar hoje para começar a desatar esses nos?

– Quais as tarefas que vc desempenha hoje? Como gasta o seu tempo? Fazendo planilhas de excel, no telefone fazendo vendas, atendendo clientes, atendendo pacientes? O que você poderia fazer no seu FPP que te daria mais prazer e emoção? Deixe a escrita fluir. Anote tudo que vier à mente. Mesmo que pareça impossível a princípio, não se preocupe. Ai em seguida os nós e depois os primeiros passos.

– Quem são as pessoas com as quais vc gasta a maior parte do seu tempo hoje? Faça uma lista dessas pessoas, sejam clientes, colegas, chefes, familiares e amigos. E no seu FPP? O que estaria te bloqueando a fazer essa troca? Qual o primeiro passo para começar a resolver?

– Você está vendendo um serviço ou um produto? Quais serviços? Que produtos?

– Quanto dinheiro você faz hoje? Dá para se sentir feliz e realizado? Nós geralmente não precisamos de muito dinheiro para ter uma carreira emocionante, mas precisamos fazer algo alinhado aos nossos valores e que beneficie outras pessoas.

– Quantas horas de trabalho por dia você precisa hoje para alcançar a sua meta de rendimento?

– Qual a sua rotina hoje? Ela impacta diretamente na sua vida profissional. Quantas horas vc dorme? O que vc come? Quantas vezes faz exercício fisico? Vc fecha os olhos e respira pelo menos 1 vez, 10 minutos por dia? Como seria no FPP?

– O que você veste para ir ao trabalho? Você gosta de trabalhar de camiseta e chinelo ou você prefere calça e camisa?

 

PRIMEIROS PASSOS ATINGIDOS? COMO VOU COMEMORAR?

Isso é muito importante. Anote ao final, como você vai comemorar quando você chegar a esses primeiros resultados.  Se os “primeiros passos” que vc colocou para ter uma rotina de performance foi ir a ginastica quatro vezes por semana, por exemplo. Vc pode colocar uma comemoração com jantar num restaurante favorito ao final de 30 dias dessa conquista. Ou uma viagem de fim de semana para algum lugar que vc adora. Você vai levar uma pessoa especial com você? Anote os detalhes dos primeiros passos que vc vai comemorar, com quem, onde, como.

No próximo exercício, vamos ajudá-lo a começar a construir sua nova identidade profissional usando o Linkedin. Nós vamos te ajudar a formata-lo de forma que vc consiga atrair as oportunidades que precisa.

Amanhã, por favor releia o quadro do “futuro perfeito” que voce descreveu hoje. Sinta-se a vontade para editar e brincar com ele.

É importante que você finalize esse exercício # 1 antes de começar o Exercício # 2, ok?

Divirta-se!

 

 

XXXX

 

Se quiser, deixe um comentário de como foi para vc o exercício, que eu vou responder eu mesma assim que possível.

Escute o nosso Podcast onde entrevistamos a pessoas com carreiras emocionantes para inspirá-lo

Se você acha que precisa de uma sessão de coaching de carreira individual comigo, clique aqui

E se tiver gostado, me ajude a compartilhar para convidarmos o máximo de pessoas ao nosso redor para terem também uma carreira emocionante.

Share this:
No Comments

Post A Comment